Yamas e Nyamas

Durante essa semana, nas práticas da Sala de Yoga, estamos abordando o tema “Yamas e Nyamas” – que fazem parte do “Yoga de oito partes” ou Yoga de Patañjali.

Os Yamas e Nyamas são uma espécie de código de princípios ou de ética com o qual o praticante escolhe se comprometer.

A seguir reproduzimos um texto baseado na tradução do livro Liberating Isolation, de Frans Moors – Os Yogasutras de Patanjali:

“Por meio da remoção das impurezas, graças ao firme estabelecimento das etapas do Yoga, a luz da sabedoria irradia até a discriminação absoluta surgir.” (II.28)

As duas primeiras etapas a que o texto anterior se refere são:

Yamas
A primeira etapa desse caminho é composta por cinco aspectos (os cinco yamas); trata-se de nosso relacionamento com o mundo externo. Um verdadeiro yogin não se retira do mundo; ele está consciente das interconexões que existem nele. Apresentamos os Yamas com fotos de W Camacho, um fotógrafo sensível, com um olhar de apreciação plena pela natureza.







Niyamas
A segunda etapa é mais pessoal. O yogin aplica cinco regras pessoais (Niyamas). Seria ilusão cuidar de si mesmo sem harmonizar as relações com o mundo. Portanto é lógico que os Niyamas sigam os Yamas. Apresentamos os Nyamas, também com fotos de W Camacho.








É um bom exercício percebermos o quanto estamos conseguindo colocar em prática esses princípios e, ainda mais, aprendermos a observar nossos atos, nossos pensamentos e nossa comunicação com o mundo e com nós mesmos. 
A compaixão, tolerância e paciência, assim como a confiança no processo, são muito importantes para a transformação pessoal. Quando percebermos que estamos indo “contra” os princípios dos Yamas e Niyamas, não precisamos de autoflagelação e nem de sentimento de culpa, mas sim de amor por nós mesmos e perseverança no caminho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios do óleo de gergelim

Como a tonificação do nervo vago cura a dor

O que é Yoga?