Os benefícios do óleo de gergelim



A semente de gergelim, sob o ponto de vista da Ayurveda, é doce, pungente, adstringente e amarga e 
tem um efeito aquecedor. Traz grande benefício para equilibrar o dosha vata. A natureza aquecedora do gergelim também pode ser boa para o dosha kapha (ver explicação sobre os doshas no final do post), no entanto é preciso ter cuidado no caso de excesso de kapha, pois ele também é pesado e construtor de tecidos.




O gergelim cresce em clima seco e quente e é benéfico quando a qualidade seca é excessiva. Nutrindo, acalmando e aquecendo, o óleo de gergelim é uma parte fundamental na tradição de massagem ayurvédica nutricional da Índia.  A automassagem com óleo de gergelim é altamente recomendada por apresentar esses benefícios:


Promover a força física.

Nutrir músculos e ossos

Proporcionar movimento confortável às articulações

Promover padrões de sono sadios

Ajudar  no intelecto e sistema nervos
Nutrir a pele e o cabelos
Reforçar a capacidade de lidar com o estresse.

Além de seu uso na massagem tradicional Ayurvédica, também pode ser usado:


·    Para enxague da boca, fortalecendo os dentes e as gengivas. Estudos também mostraram que ele reduz a quantidade de bactérias na boca.

·    Para lubrificar e apoiar o funcionamento dos intestinos, promovendo suavidade na evacuação.

·    Como ducha íntima auxilia a manutenção e o equilíbrio vaginal.



·     Nas massagens locais para reduzir vata. Massagear o abdômen com o óleo de gergelim aquecido ajuda a reduzir o desequilíbrio de vata no abdômen (gases e intestino preso).

·    Colocar gotas de óleo aquecido nos ouvidos ajuda a manter a saúde deles.

·    Colocar gotas de óleo de gergelim na água do lota auxilia nos tratamentos contra rinite e sinusite.  



Como usar o óleo de gergelim
Para usar o óleo de gergelim como parte de sua massagem diária, siga as seguintes instruções:

Foto: Keith McDuffee Flickr
1.      Coloque o óleo de gergelim em uma garrafa de vidro com tampa. Coloque a garrafa em uma panela com água morna para aquecer o óleo. Teste o óleo antes de usar para se certificar de que está numa temperatura morna agradável.

2.      Tire a roupa e fique em uma sala acolhedora e aquecida. Deixe à mão uma toalha que você não se importe que fique oleada.


3.      Despeje pequenas quantidades de óleo na palma da mão e comece a massagear o couro cabeludo e o rosto com movimentos circulares. Certifique-se de massagear as orelhas e colocar um pouco de óleo aquecido no ouvido.
4.      Massageie o resto do corpo. Use movimentos longos nos membros e áreas maiores do corpo, como a parte de trás e as laterais. Comece nas extremidades e avance para o centro do corpo. Use movimentos circulares nas articulações e não se esqueça de dar atenção às pequenas juntas. Também use movimentos circulares no tórax e no abdômen.
5.      Depois de ter completado a massagem autoestimulante, desfrute de um banho quente, tomando cuidado para não escorregar com os pés oleosos.


Para promover um sono saudável, massageie o couro cabeludo e as solas dos pés com óleo de gergelim antes de ir para cama. 
E para usar o óleo de gergelim como parte de sua rotina diária na higiene oral, coloque uma colher de sopa de óleo de gergelim na boca, pela manhã, e bocheche. 
Não gargareje e não engula. 

Bocheche por uns 20 minutos (talvez você precise ir se acostumando aos poucos até atingir os 20 minutos), permitindo que o óleo e a sua saliva produzam uma mistura amarelada na boca. 
Enxágue a boca com água morna. Você pode seguir lavando com um enxaguante bucal ou escovação para remover qualquer resíduo restante.
Contraindicações
O óleo de gergelim deve ser evitado, sob o ponto de vista da ayurveda, se houver excesso de calor no corpo, assim como toxinas e congestão. 
Traduzido do site Banyan Botanicals . (Márcia Becker, da Sala de Yoga, complementou o material)



*Doshas

O entendimento da constituição humana de acordo com Ayurveda


Nós somos diferentes, temos características diferentes, embora tudo na natureza seja formado por uma matéria só. Essa matéria única se manifesta por meio de cinco estados:

Água
Terra
Ar
Fogo
Akasha (éter)

Quando água se une a terra – forma-se a energia KAPHA – que tem uma função de estrutura, de nutrição, de prazer pela vida.
Quando o fogo se une à água forma-se a energia PITTA – cuja função é de digestão
Quando o ar se une ao éter forma-se a energia VATA – que é de captação: função ligada a fluxo de pensamentos, sistema nervoso, fluxo de líquidos no corpo. O VATA está ligado a movimento.
Cada um de nós nasce com uma fórmula única que combina os três tipos energéticos. É uma espécie de molde energético, porém, há um predomínio de uma ou duas dessas energias. 
Mais explicações sobre os dochas e um texto rápido para descobrir qual o seu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como a tonificação do nervo vago cura a dor

O que é Yoga?