Cuidando das aflições


A cada mês escolhemos aqui na Sala de Yoga um tema para refletirmos. Em agosto, falamos dos Klesas que fazem parte do conteúdo dos Sutras de Patanjali. A professora Márcia Becker preparou um texto sobre o assunto, com base no livro "O Coração do Yoga", K. V. Desikachar, filho de T. Krishnamacharya, o responsável pela popularização do yoga no ocidente, por meio, principalmente, de seus alunos Pattabhi Jois e B.K.S Iyengar.



"Klesas são as aflições que nos atingem provocando dor e sofrimento. Aquilo que nos tira do equilíbrio. A ignorância de que a fonte da felicidade se encontra em nós mesmos leva-nos a buscá-la fora, longe.
Pode-se dizer que a raiz de todo o sofrimento vem de avydia – o conhecimento errôneo ou a ignorância de quem nós realmente somos. A confusão que surge desse conhecimento errôneo dá origem aos demais klesas – ou seja: dessa falta de conhecimento da verdadeira natureza de nós mesmos, surge a identificação com aquilo que não somos - asmita. Assim, pensamos que somos um corpo denso e nos apegamos às formas que nos cercam. Dessa identificação com a forma densa vem raga - o apego às coisas que julgamos importantes para nossa felicidade – coisas que nos dão prazer, que nos dão a impressão de estarmos seguros. Pode ser o dinheiro, o poder, uma pessoa, um cargo, uma profissão, etc. Da mesma forma, buscamos nos afastar daquilo que pode ameaçar nosso bem estar e nossa felicidade – dvesa -, assim, desenvolvemos aversão por algumas pessoas, situações ou coisas.
Funcionamos no binômio prazer-dor ou apego-aversão. Isso tudo gera o medo de perder aquilo que julgamos ser o objeto da nossa felicidade, gera a insegurança. Esse medo faz com tentemos nos proteger das possíveis perdas, nos cercando de barreiras. Quando permanecemos nessa forma de funcionar – nos apegando ao que gera prazer e nos afastando do que causa dor, também ficamos atados ao sentimento de insegurança - abhinivesa. No fundo, desejamos intensamente a continuidade do que é conhecido...dos padrões que construímos para sobrevivermos. Se utilizarmos o Yoga para reduzir avidya, todos os outros klesas vão perdendo sua força. Surge uma clareza que nos proporciona paz."
 
Na natureza, no ser criança, no respirar livre... A paz pode estar por aí... Encantar-se, reencantar-se...
Foto: Wagner Camacho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios do óleo de gergelim

Como a tonificação do nervo vago cura a dor

O que é Yoga?