Como a tonificação do nervo vago cura a dor


 Olá pessoal! Achamos que esse texto pode beneficiar muito gente. Por isso, resolvemos traduzi-lo para você. O texto original e as fotos estão no site Uplift. 

Adicionar legenda

Oito maneiras de aumentar seu tônus vagal naturalmente

Algumas práticas simples que todos podem fazer podem ser o segredo para aliviar a dor e a inflamação. Em seu artigo, Hacking the Nervous System, Gaia Vince, jornalista de ciência e editor do New Scientist, descreve como uma mulher que sofre de artrite reumatóide debilitante foi tratada com sucesso a partir de um dispositivo que estimulava o nervo vago. Sem pílulas, sem morfina, sem efeitos colaterais; apenas com estímulo de um nervo. E não é só isso. Gaia continua explicando que, ao estimular o nervo vago, podemos encontrar alívio da inflamação, depressão, ansiedade, pressão arterial elevada e outras doenças, e não necessitamos, necessariamente, de um aparelho para isso.

O nervo vago é o mais longo do corpo. Começa na base do cérebro e atravessa todo o tronco, pescoço, cordas vocais, passa pelo sistema digestivo, fígado, baço, pâncreas, coração e pulmões. É um nervo integrador no sistema nervoso parassimpático, responsável por nossas capacidades de descanso e digestão, uma força calmante e suavizante para nossos corpos. Ao contrário do sistema nervoso simpático que é responsável por nossas respostas de "luta ou fuga".

O tônus do nervo vago é importante para a nossa saúde e é fundamental para a boa adaptação dos nossos corpos ao estresse e recuperação do equilíbrio após um evento estressante. O alto tônus ​​vagal melhora o funcionamento de muitos dos sistemas do corpo. Reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos e regula os níveis de açúcar no sangue. Também está associado ao sentimento de mais calma e mais satisfação. O baixo tônus ​​vagal, no entanto, está relacionado a doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, depressão, fadiga crônica e outros distúrbios auto-imunes e taxas muito maiores de todas as condições inflamatórias, incluindo endometriose, doença de Crohn, lúpus etc.
Sem pílulas, sem morfina, sem efeitos colaterais, apenas estimulando um ner

Restaurando o equilíbrio natural do corpo
Kevin Tracey, um neurocirurgião  
em Nova York, foi o primeiro no Ocidente a descobrir o vínculo entre o nervo vago, a inflamação e a saúde geral. No final da década de 1990,  na experiência com um rato, Tracey ficou surpreso ao descobrir que, quando um medicamento antiinflamatório estava presente no cérebro, também bloqueava a inflamação no resto do corpo, mesmo que a quantidade injetada fosse muito pequena para entrar na corrente sanguínea ou ser transferida. Ele, por fim, percebeu que o cérebro estava usando o nervo vago para acabar com a inflamação em todos os lugares.
Antes da descoberta de Tracey, a comunicação entre as células especializadas do sistema imunológico em nossos órgãos e corrente sanguínea e as conexões elétricas do sistema nervoso eram consideradas impossíveis. No entanto, os experimentos de Tracey demonstraram que os dois sistemas estavam intrinsecamente ligados. Após mais de uma década de experimentação, Tracey ficou convencido de que, ao estimular o nervo vago, ele poderia bloquear a inflamação no corpo. Em 2011, Tracey, em colaboração com Paul-Peter Tak, professor de reumatologia da Universidade de Amsterdã, ele realizou um experimento inovador para estimular o nervo vago em pacientes com artrite reumatóide, implantando um dispositivo eletrônico, semelhante a um marca-passo.

Os pacientes do estudo mostraram melhora significativa e cerca de um terço estão sem medicação e efetivamente curados. Os índices de inflamação em seu sangue também diminuíram, e mesmo aqueles que não experimentaram melhora clínica significativa insistem que foram ajudados; ninguém queria que o aparelho fosse removido. Quando a estimulação vagal foi interrompida, os sintomas surgiram novamente. Quando reiniciada, o sistema  normalizou-se. Tak diz que a estimulação do nervo vagal parece restaurar o equilíbrio natural do corpo. Reduz a sobreprodução de proteínas inflamatórias que causam inflamação crônica, mas não afetam a função de imunidade saudável. Uma vitória para todos.

A estimulação do nervo vago parece restaurar o equilíbrio natural do corpo.

Embora a tecnologia de estimulação vagal esteja se desenvolvendo, a compreensão do mundo médico ocidental sobre como o corpo gerencia a doença mudou para sempre. Tak diz:

Torna-se cada vez mais claro que não podemos ver 
sistemas de órgãos isoladamente, como fizemos no passado. 
É muito claro que o ser humano é um todo: a mente e o corpo são um ... Não tínhamos a ciência para concordar com o que  parecia intuitivo. 
Agora temos novos dados e novas perspectivas.

Por fim, a ciência está convergindo para o que os yogis e outras tradições universais místicas e curadoras  sabem há milhares de anos.

Tônus Vagal e Meditação
Em 2010, Barbara Fredrickson e Bethany Kok, psicólogos da Universidade da Carolina do Norte, realizaram um experimento para ver se a relação entre tônus vagal e bem-estar poderia ser explorada sem a necessidade de implantes. Os voluntários tiveram que registrar a força das emoções que sentiram todos os dias e seu tônus vagal foi medido no início e no final do experimento, nove semanas depois. A metade dos participantes recebeu uma técnica de meditação para promover sentimentos de boa vontade em relação a si mesmos e aos outros. Aqueles que meditaram mostraram um aumento significativo no tônus vagal, que foi associado ao aumento relatado de emoções positivas. Kok explica:

Essa foi a primeira evidência experimental de que, 
se você aumenta as emoções positivas 
e isso leva a uma maior proximidade social, 
o tônus vagal muda.

Estudo de Pranayama
Da mesma forma, em 2010, no Nepal Medical College, Kathmandu, os pesquisadores Pramanik, Pudasaini e Prajapati, demonstraram o efeito benéfico imediato da respiração da abelha (Bhramari pranayama) sobre a pressão arterial e a freqüência cardíaca, ambos ligados ao funcionamento do nervo vago. O estudo provou que a técnica de respiração, mesmo quando realizada por apenas cinco minutos, estimula o nervo vago, ativando o sistema parassimpático, o  que acalma a freqüência cardíaca e diminui a pressão arterial.

A ciência está convergindo para aquilo que as tradições curativas conhecem há milhares de anos.

O estudo foi realizado para avaliar o efeito imediato do Bhramari pranayama ao registrar a frequência cardíaca e a pressão arterial dos voluntários antes e após 5 minutos desse exercício de respiração lenta. Os participantes foram orientados a  inalar lentamente, até no máximo 5 segundos, e depois expirar lentamente, até no máximo 15 segundos, mantendo os polegares nos canais auditivos externos, dedo indicador e dedo médio juntos sobre os dois olhos fechados e o dedo anelar nos dois lados do nariz.

Durante a expiração, a pessoa teve que entoar a palavra "OU-Mmmma" com um zumbido nasal  imitando o som de uma vespa, de modo que as paredes laríngeas e as paredes internas da narina vibrassem suavemente (Índice respiratório Bhramari pranayama 3/minuto ). Após 5 minutos desse exercício, a pressão arterial e a frequência cardíaca foram registradas novamente. Verificou-se que a pressão arterial sistólica e diastólica diminuiu, com uma ligeira queda na frequência cardíaca. A queda da pressão diastólica e a pressão média foram significativas. O resultado indicou que o ritmo lento do Bhramari pranayama, feito por 5 minutos, estimulou o nervo vago, ativando o sistema parassimpático, que acalmou a frequência cardíaca e diminuiu a pressão arterial.

Podemos usar esse conhecimento para aumentar nossa própria saúde e reduzir os níveis de inflamação, tonificando nossos nervos vago com práticas diárias simples. Na tradição do Yoga, o nervo vago, às vezes, é ligado à serpente kundalini, ao percorrer todo o caminho do cólon até o cérebro com os ascendentes neurônios pulsantes. Como tal, uma série de técnicas de Yoga podem ser eficazes no fortalecimento desse nervo vital.

As técnicas incluem práticas de respiração, entoação de mantras e meditação da bondade amorosa.

Técnicas de Tonificação Vagal
Maneiras simples de aumentar seu tônus vagal e reduzir a inflamação:

1.    Respiração da abelha (Bhramari pranayama) - a maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente respirar através de suas narinas, e então fazer o zumbido enquanto expira lentamente. Existem muitas variações, mas essa é uma boa maneira de começar.
2.    Respiração do Oceano (Ujjayi) - Respiração com a glote parcialmente fechada, pois isso também estimula as cordas vocais que estão intrinsecamente relacionadass com o nervo vago.
3.    Respiração nasal alternada (Nadi Shodhan Pranayama)
4.    Entoar mantras
5.    Cantar
6.    Falar - qualquer coisa que estimule suas cordas vocais vai ajudar.
7.    Meditação da bondade amorosa
8.    Lavar o rosto com água gelada ou água fria estimula o nervo vago - lembre-se da próxima vez que você se sentir muito estressado.
Há uma razão pela qual gememos quando sofremos, por que as mulheres que dão a luz  gemem profundamente, instintivamente estamos ativando nossos nervos vago ao estimular as cordas vocais. A prática regular das técnicas mencionadas acima aumentará seu tônus vagal, aumentando seu sistema imunológico, reduzindo qualquer inflamação e contribuindo para sentimentos de bem-estar e satisfação. Sem a necessidade de nenhum comprimido!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios do óleo de gergelim

Nove obstáculos que afetam a nossa clareza